As Sete Linhas da Umbanda

As sete linhas da Umbanda são irradiações planetárias regidas por seus respectivos Orixás. Cada uma dessas essências atua num padrão vibratório que estimula e dá sustentação aos seres que habitam todas as dimensões do Planeta.

Linha 1 – linha de Oxalá

A linha de Oxalá trata praticamente de todos os aspectos da vida; entretanto, essa linha está mais relacionada a assuntos referentes a família, pois Oxalá é aquele que rege, o pai de todos e senhor da criação. Ele também é a representação da essência masculina e paterna, do homem e esposo.

Linha 2 – linhas das Águas

Regida por Oxum e Iemanjá, essa linha também está relacionada aos assuntos de família, casamento e filhos, mas pelo lado feminino. Oxum e Iemanjá são a própria representação da feminilidade, da vaidade, do cuidado e fertilidade. Esposas, mães e filhas dedicadas.

Linha 3 – Linha dos Ancestrais (Yori e Yorimá)

Essa linha está relacionada aos ancestrais e às fases da vida do ser humano. Assim, essa linha é regida por Ibeji e Omulu – o primeiro representa a juventude do homem, a infância, e zela por aspectos como pureza, castidade, educação e crescimento. A segunda trata da saúde, das doenças e do fim da vida. Essa linha, portanto, incorpora tudo aquilo que é conhecido como linha das almas, das crianças, dos ancestrais e do espíritos de luz. Ela simboliza o principio e o fim da vida carnal e a permanência do espírito, que é eterno.

Linha 4 – Linha de Ogum

A linha de Ogum, rege tudo quanto é luta ou batalha, física ou espiritual, tudo que precisa ser construído, forjado à ferro e fogo.

Linha 5 – Linha de Oxóssi

A linha Oxóssi está relacionada à fartura e prosperidade. Na Umbanda ele é o Orixá que rege a caça e a agricultura, bem como a agropecuária. Tudo quanto é natureza intocada ou pouco modificada faz parte do domínio de Oxóssi.

Linha 6 – Xangô

A linha de Xangô está relacionada à justiça. Xangô é rei porque é justo, e a ele os homens recorrem para obter justiça.

Linha 7 – Linha do Oriente

Regida por Iansã, a senhora dos ventos que corre o mundo, chegando inclusive aos lugares mais distantes. Esta linha é relacionada aos aspectos de transcendência do homem, vidência e mediunidade, o aprendizado e conhecimento trazidos de longe pelos espíritos evoluídos para a Umbanda.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!